Comprar imóveis para alugar é um bom negócio?

Não seja o pato da vez. Entenda os números.

Não há como responder preto no branco. Se perguntar para um corretor de imóveis ele sempre dirá sim e se perguntar para um gestor de investimentos ele sempre dirá não. E de certa forma ambos estão certos. Pois a verdade neste caso é cinza e depende de um ponto de vista.

Quem defende diz que mesmo não conseguindo uma taxa de retorno maior que 0,7% em aluguéis, o mínimo para concorrer com a poupança, o imóvel sempre vai valorizar muito. O que foi verdade de 2008 até 2011. No entanto, se você acompanha o mercado imobiliário de 2012, já percebe uma retração nos aumentos. Quem comprar agora contando com altas valorizações para garantir o investimento pode estar pagando o pato.

Quem é contra sempre fala dos riscos da inadimplência, das possíveis dores de cabeça jurídicas, da baixa taxa de retorno (média de 0,6% sobre o valor de compra), da taxa de vacância nem sempre favorável, dentre outros riscos. Como se os investimentos que eles oferecem não tivessem riscos, custos ou taxas.

Fique tranquilo, ainda há muitas oportunidades para ganhar dinheiro com aluguéis. Mas praticamente todas são com imóveis comerciais e contratos bem estruturados. Não há mais espaço para aventureiros ou “colecionadores” de imóveis. O importante é você saber montar a sua “equipe” de consultores. Isto significa ter ao menos um bom corretor para te oferecer oportunidades, sem os corretores dificilmente você vai chegar ao filé mignon imobiliário, um advogado com conhecimento e experiência na área imobiliária e uma administradora de bens imóveis que seja confiável ou tempo para isto.

Outro fator importante é saber o momento de vender o imóvel para novamente procurar outras oportunidades de investimento. Por exemplo, o momento de vender imóveis residenciais é agora. Principalmente se estiverem em localizações semelhantes à zona sul do Rio de Janeiro, onde o mercado já alcançou uma enorme valorização e tende para uma estabilização de preços. Mas se o imóvel for uma sala comercial no centro do Rio, onde a taxa de vacância é próximo de 1%, ele deve ser mantido, a não ser que seu contrato de aluguel seja muito desvantajoso ou tenha uma oportunidade melhor de investimento.

Tudo depende do momento da economia e é preciso entender os números.

Em março deste ano (2012), segundo as informações do jornal O Estado de S. Paulo, todas as alternativas de investimentos em renda fixa superaram a inflação medida pelo IGP-M (0,43%). Os fundos de renda fixa foram os mais bem colocados, com ganho de 0,75%. Na sequência aparecem os fundos DI (0,67%), CDBs (0,65%) e a caderneta de poupança (0,61%). Mesmo com a SELIC em um digito ainda somos o país da renda fixa.

Por esta razão não devemos apostar em imóveis e sim aproveitar as ótimas oportunidades de ganhos que existem com imóveis. Este tipo de investimento é para quem pensa em longo prazo e deseja fazer um ganho consistente. Deve ter a consciência que o dinheiro do investimento fica imobilizado, podendo demorar até seis meses para transformar um imóvel em dinheiro novamente sem desvantagens. O investidor deve ter um conhecimento do produto para traçar uma estratégia vencedora. Se você não dispõe de tempo para aprender o necessário, fique por hora em fundos de renda fixa, poupança ou Tesouro Direto e invista em imóveis quando dispuser do tempo para aprender. Uma alternativa seria os fundos imobiliários que tem apresentado performances e liquidez cada vez melhores, mas fica para outro artigo.

Licença Creative CommonsO artigo “Comprar imóveis para alugar é um bom negócio?” de Allan Fraga foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://blog.allanfraga.com.br.

3 opiniões sobre “Comprar imóveis para alugar é um bom negócio?”

  1. Muito interessante o artigo, é muito difícil essa decisão de investir ou não em imóveis para locação, seria interessante investir mas não muito começar com um imóvel e se der certo comprar mais, pois é um empreendimento muito arriscado e necessita de tempo para conseguir lucros.

    Imóveis Ponta Grossa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>